segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cuba Libre


A origem da história deste coquetel conhecido como “Cuba Libre” teria surgido em Havana, por volta do inicio do século XX.
A bebida Coca-cola levada para este país por soldados americanos que lutaram na guerra de independência contra a Espanha e que depois permaneceram no país, foi misturada com a bebida oficial de Cuba, e que era também a predileta dos marinheiros e aventureiros de alto mar daquela época, o Rum. Bebida forte, encorpada e com um sabor diferenciado, é destilada através da fermentação do melaço da cana de açúcar, planta muito comum neste país e um dos principais produtores de cana de açúcar do mundo juntamente com o Brasil.
De acordo a hipótese mais provável, certa tarde um grupo de soldados americanos bebiam reunidos em um bar no centro velho de Havana. Neste momento entra um Capitão procurando por uma bebida que pudesse acalmar sua sede.Pede então, ao Bartender que lhe preparasse uma dose de Rum misturado com uma Coca-Cola em um copo com muito gelo. O capitão tomou a bebida com tanta satisfação e prazer, que motivou os demais soldados que estavam próximos dele à pedir ao Bartender que servisse uma bebida igual aquela do Capitão para todos eles também. Dizem, gostaram tanto da nova mistura que resolveram levantar um brinde, e em meio a solene comemoração, um soldado teria sugerido que fosse por uma Cuba Livre, para comemorar a recém libertação do país dos Espanhóis.
Esta bebida se tornou muito popular entre todos os soldados americanos que serviam em Cuba e ao retornarem aos Estados Unidos, levavam a receita consigo, e passaram a consumir por lá também o cocktail. Além disto, a combinação era perfeita, pois os dois ingredientes era muito baratos, fáceis de encontrar e ajudavam a combater o terrível calor do verão americano nas bases militares localizadas em lugares isolados e normalmente muito quentes neste período.
Cuba até hoje jamais se tornou livre, desde o seu descobrimento há mais de 500 anos até os dias atuais. Primeiros foram os Espanhóis que exploraram comercialmente a Ilha, após isto, vieram os Americanos que deram a liberdade parcial para Ilha enquanto podiam explorar livremente este país. Após a Revolução Cubana em 1959 e o rompimento de Fidel com os americanos em 1962, naquele episódio que ficou conhecido como o embargo à Cuba, e que quase levou o mundo a terceira e definitiva guerra mundial segundo os especialistas. Mas, que felizmente acabou em um acordo para retirada das bases de mísseis da Ilha, entre Americanos e Soviéticos, após meses de negociação e muita tensão.
Depois deste acontecimento,mais uma vez os Cubanos perderiam a tão sonhada liberdade. Com o embargo comercial ao país imposto pelos americanos, e o quase isolamento do mundo, ficaram apoiados apenas pela União Soviética. Quando o regime comunista ruiu de vez pelo mundo, a Ilha ficou totalmente isolada e presa ao seu próprio regime.

Ingredientes:
• 2 Oz Rum Branco
• Refrigerante de cola
• Rodela de limão para decorar

Modo de preparo:
• Monte o coquetel direto em um copo alto com gelo e complete com Refrigerante de cola

O povo Cubano jamais teve sua liberdade tão almejada, definitivamente alcançada, mas, o coquetel com o significado da luta por “Una Cuba Libre” ganhou os quatro cantos do mundo. Esperamos muito em breve brindar novamente como fizeram os americanos naquela quente tarde de verão caribenho, “Por una Cuba libre”.

Pururuca´s Bar tambem é cultura...Viva a Liberdade!!!

Lembrando que 1 Oz é equivalente a 30 ml.

Cheers!!! XD



7 comentários:

  1. cara nunca vi um blog com esse tema!!
    adorei saber do historico desses drinks!

    se der passa no meu
    www.aecochata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Li até por curiosidade, pois detesto bebidas com álcool...

    ResponderExcluir
  3. valeu pelo comentario
    vou te seguir! ;*

    ResponderExcluir
  4. Que blog original. De mto bom gosto os post... Devem ser gostosos mesmo - hehehehe... Apesar de não ingerir bebidas alcoolicas as imagens dos drinks são de deixar qualquer um com vontade.

    ResponderExcluir
  5. Parece bom, pena que eu não bebo nada que contenha álcool =P rsrsr
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. hum... isso é maldade vei, agora eu aki... com agua na boca e sem grana hueiheiheiue

    adorei.. bem original
    Por acaso és dono de bar? rsrs

    viita o meu : http://deniererocha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. humm,informação é sempre bom, confesso nao saber da origem da famosa cuba libre.

    esse blog é um convite a nao ficar sóbrio,rsss

    valeu!

    ResponderExcluir